Um
cavado meteorológico de altos níveis trouxe chuva novamente ao Paraná
no fim da quinta-feira (14). E, de acordo com o Simepar, Sistema de
Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, o tempo segue chuvoso
até segunda-feira (18). A chuva não deixará as temperaturas máximas
subirem nos próximos dias e o ar frio que se aproxima na retaguarda
deste sistema fará as temperaturas baixarem ainda mais a partir da
próxima semana.
Os
volumes de chuva foram abaixo de 5 mm em algumas estações
meteorológicas do Simepar na noite de quinta-feira (14), quando as
precipitações começaram no Estado. Na sexta-feira (15), antes das 8h15,
os maiores volumes de chuva foram registrados nas estações de Londrina
(21 mm), Araucária (Sanepar: 17,6 mm), Maringá e Rio Negro (14,2 mm em
cada).
“Estamos
com uma circulação dos ventos em médios e altos níveis de atmosfera que
acaba favorecendo a formação de áreas de chuva sobre o Estado. Ao longo
desta sexta-feira, o tempo vai continuar bastante instável, bastante
chuvoso, e o sol não deve aparecer. O volume de chuva será um pouco mais
expressivo no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná”, explica Samuel Braun,
meteorologista do Simepar.
Devido
à nebulosidade, as temperaturas variam pouco ao longo do dia. Durante
todo o fim de semana não vai esquentar muito à tarde, como vinha
ocorrendo nos últimos dias em todas as regiões do Paraná. As
temperaturas mais altas devem ficar nas cidades próximas da divisa com o
Mato Grosso do Sul, abaixo de 23°C.
O
sábado (16) amanhece nublado do Centro ao Leste do Paraná. Além do
cavado meteorológico, um sistema de baixa pressão influencia as
condições do tempo. A partir da tarde, a chuva retorna à região dos
Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. “No Interior,
o tempo vai continuar bastante chuvoso, instável desde a manhã do
sábado e, inclusive, entre a tarde e noite há possibilidade de chuva
mais forte no Oeste e Noroeste em virtude da formação de áreas de chuva
sobre o Mato Grosso do Sul que acabam avançando em direção ao Paraná”,
detalha Samuel.
A
chuva segue com volumes maiores no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná no
domingo (17), podendo ultrapassar os 60 mm em algumas cidades, e há
possibilidade de granizo. Entre a madrugada e a manhã de domingo,
rajadas de vento mais fortes também podem ser registradas nestas
regiões. A chuva fica mais fraca nas outras áreas do Estado.
Na
segunda-feira (18) ainda pode ocorrer chuva fraca ou apenas garoa no
Leste do Paraná, e o interior do estado segue com muitas nuvens. Depois
da chuva, o ar fica mais frio. As temperaturas mínimas, que estarão
acima dos 10°C em todo o Paraná no domingo, terão declínio gradativo e
ficarão abaixo dos 5°C em várias cidades do Centro Sul e Leste do Paraná
entre terça (19) e quarta-feira (20).
As
máximas mais altas na segunda-feira (18) estão previstas para o Norte
Pioneiro, e não passam dos 23°C. Entre terça (19) e quinta (21) da
próxima semana, em todo o Estado, as temperaturas máximas não passam dos
21°C.
ALERTAS
– A população deve ficar atenta aos alertas da Defesa Civil Estadual,
que acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do
Simepar.
Em
caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a
população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é
gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199
para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por
WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com
esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da
localização.
Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
.png)








.png)




























0 Comentários