Últimas Notícias

img4

Agricultor de Barbosa Ferraz recebe as chaves de seu Trator Solidário

 

”Meu primeiro trator foi um Valmet 65 que comprei em sociedade com meu pai e irmão em 1983, tenho até dó de vendê-lo, pois ajudou na criação dos meus 2 filhos e me ajudou a comprar esse pedacinho de terra.”

Assim começa a fala do agricultor, o senhor João Escobar Guerreiro da Comunidade dos Maria em Barbosa Ferraz, que acaba de receber as chaves do seu Trator Solidário e que dará continuidade aos trabalhos na propriedade onde ele reside com a família desde 1962.

No início, como lembra o Sr. Guerreiro, ainda com seu pai eram cultivados feijão e algodão, com esse antigo trator se realizavam atividades como pulverização de defensivos contra o bicudo do algodoeiro, além de plantar o próprio algodão com uma plantadeirinha de 3 linhas. Lembra ele com bom humor os tempos de luta, mas hoje com as plantadeiras maiores nesses morros de BF, naturalmente o trator tem que ser mais potente, então em 2008 ele adquiriu um Trator Solidário e agora para ter mais conforto, se proteger das intempéries e na hora da pulverização ele adquiriu esse novo Trator Solidário.

Com ajuda dos filhos cultiva soja e milho safrinha na referida comunidade e fica muito feliz quando lembra que um dos filhos até morou fora da propriedade, mas retornou e hoje a continuidade do seu legado cultivando a terra está garantida. Essa garantia deu forças a ele para que procurasse o Escritório local do IDR-Paraná no final de 2022.

Após um café e uma boa conversa, ele saiu com todas informações necessárias para seu enquadramento no “Programa Trator Solidário”, em que o próprio IDR-Paraná fez a pré-proposta, o projeto técnico e os enviou à agência do Banco do Brasil que prontamente deu continuidade a parte de crédito e posteriormente o encaminhou para que a SEAB desse continuidade ao processo referente  ao equipamento.

Todo o processo é muito rápido, portanto o agricultor que se enquadra no Pronaf interessado nessa Política Pública deve procurar a unidade local do IDR-Paraná e receber as informações sobre como acessar o Programa Trator Solidário e já em 2023 quem sabe já receber as chaves do seu trator novo.

Fonte - Unidade de Extensão Rural do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz.





Postar um comentário

0 Comentários