Últimas Notícias

img4

PROGRAMA “A UNIÃO FAZ A VIDA” CHEGA À ASSIS CHATEUBRIAND

Com o objetivo de  promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, o Programa é considerado a mais importante iniciativa de responsabilidade social do Sicredi.


O Programa A União Faz a Vida, desenvolvido pelo Sicredi há 25 anos, chegou ao município de Assis Chateaubriand (PR). O lançamento do Programa aconteceu na Assembleia de Núcleos, realizada em 20/03, com a participação de mais de 1.500 associados e convidado.


Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o Programa existe desde 2011 e atualmente está implantado em 17 municípios da área de atuação da Cooperativa e é desenvolvido em parceria com as Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação. De acordo com Cláudia Bonatti, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o Programa leva um novo jeito de ensinar às escolas, e propõe que o aluno seja o protagonista e não apenas o receptor da informação. “O União Faz a Vida está entre os maiores programas privados do Brasil ligados à educação. Com ele, visamos promover o ensino cooperativo, acreditando em uma forma de aprender que fortaleça valores de cooperação e cidadania, formando pessoas com interesse social e desenvolvimento coletivo”, explica.
O Programa A União Faz a Vida também se preocupa em promover a formação continuada dos educadores e desenvolve encontros orientados pelas assessorias pedagógicas no universo educacional do município. “A chegada do União Faz a Vida representa uma conquista para o nosso município. Temos certeza que o resultado desta iniciativa será muito positivo e somos gratos em, mais uma vez, poder contar com o apoio do Sicredi.”, comenta João Aparecido Pegoraro, Prefeito Municipal de Assis Chateaubriand.
Para Jaime Basso, Presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, a Cooperativa se alegra em poder implantar o Programa A União Faz A Vida em Assis Chateaubriand. “É nosso dever, enquanto instituição financeira cooperativa, trabalhar pelo desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas e das comunidades onde estamos inseridos. E, a partir agora, juntamente com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, assessores pedagógicos e toda a comunidade, iremos contribuir com a formação destas crianças e transformar realidades através da educação.”, destaca.

Sobre o União faz a Vida
O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e promove a educação integral de crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas e privadas, por meio de uma metodologia de projetos.
Os estudantes tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem, tendo os educadores como mediadores na construção do conhecimento. No Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o programa foi adotado em 2011.
Entre os resultados positivos da implantação de programas sociais como estes, estão o melhor desempenho escolar dos alunos - aumento médio de 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas cidades que receberam o programa - e o maior engajamento dos pais, que passam a demonstrar mais interesse pelas experiências escolares dos filhos.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.




Postar um comentário

0 Comentários