Últimas Notícias

img4

PRODUTORES DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DE MAMBORÊ VISITAM O SHOW RURAL COOPAVEL


Na última segunda-feira (04) um grupo de 50 pessoas, sendo em sua maioria pessoas ligadas a Agroindústria Familiar de Mamborê, estiveram visitando um dos maiores eventos de novidades do agronegócio do mundo, o Show Rural Coopavel, evento este que reúne o que há de melhor em tecnologias, inovações e tendências para o campo. Neste espaço são apresentadas novas cultivares, agroquímicos, máquinas e implementos, além de inovações tecnológicas que tornam a atividade rural ainda mais sustentável e rentável.

 Acompanharam o grupo durante a viagem o diretor de Administração, Planejamento e Infraestrutura Carlos Coelho e o extensionista da Emater Mamborê Luiz Vanderley.

 O Instituto Emater apresenta, em uma extensa área aos visitantes do Show Rural, diversas tecnologias de produção, bem como, tecnologias e princípios agroecológicos que auxiliam na redução de custos de produção, aumentam a rentabilidade e reduzem os impactos ambientais.

 Para o grupo de aproximadamente 30 produtores da Agroindústria Familiar de Mamborê, atendidos pela Emater que foram nesta viagem técnica, o destaque foi para a Cozinha da Roça, onde houve a demonstração do uso do inhame em várias receitas e, para a Feira da Agroindústria Familiar, um dos projetos tradicionais que o Instituto Emater apresenta durante o Show Rural Coopavel. Neste local, inúmeros produtos artesanais são encontrados, como queijos, embutidos, doces geleias, suspiros, sorvetes, conservas, molhos, patês, derivados de cana de açúcar, pães caseiros, pão de milho, pão de biomassa, bolachas caseiras, macarrão e outros produtos coloniais.

Segundo Carlos Coelho a prefeitura de Mamborê tem apoiado e incentivado os trabalhos da Agroindústria Familiar, o prefeito Ricardo Radomski tem nos cobrado para que estejamos acompanhando as ações e procurando desenvolver trabalhos em parceria com a Emater e outros segmentos, de forma a garantir cada vez mais o fortalecimento das atividades locais, disse o diretor.

 O engenheiro Agrônomo Luiz Vanderlei que também é responsável pelo projeto da agroindústria na região, disse que o Instituto Emater tem procurado apoiar as famílias rurais interessadas em transformar matérias-primas em alimentos de maior valor agregado, o que oferece para muitas famílias a possibilidade do aumento de renda, da permanência no meio rural e a valorização da sua cultura. Para isso, em parceria com a prefeitura municipal e a vigilância sanitária, procuramos oferecer assistência técnica desde o início do sonho de se implantar uma agroindústria até o acesso a diferentes mercados, ofertando diversos produtos.

 Nesta fase inicial de estruturação do projeto, o grupo tem buscado mais conhecimento deste setor, troca de experiências com outros produtores e motivação para implementar seus sonhos pessoais. 

Vários participantes desta viagem técnica se manifestaram sobre a viagem, afirmando que o Show Rural Coopavel, traz uma grande contribuição para os trabalhos do dia a dia e superou todas as expectativas do grupo.







Postar um comentário

0 Comentários