Últimas Notícias

img4

Avaliação de desempenho de materiais para silagem em Barbosa Ferraz



            O município de Barbosa Ferraz, localizado no  noroeste do estado é um importante produtor de leite na região de Campo Mourão, por possuir mais de  30 mil hectares de pastagens cultivadas e principalmente por esta área estar distribuída em mais de 800 propriedades de cunho familiar, gerando renda no campo e sendo uma importante ferramenta na manutenção do agricultor e sua família na área rural; com o intuito de se fortalecer ainda mais essa cadeia, foi realizado na última segunda-feira dia 21 de janeiro, o plantio dos híbridos de milho para o “III Dia de Campo para Milho Silagem da Emater de Barbosa Ferraz.

            Esse trabalho conta com a participação de alguns parceiros e estima-se que a colheita e avaliação ocorra na primeira quinzena de maio, data que ocorrerá o evento da avaliação dos materiais.

            Foram plantados 18 materiais, onde o trabalho e acompanhamento tem por objetivo  auxiliar os técnicos e agricultores do município em vários pontos, dentre eles como  a produção de massa verde e a quantidade de matéria seca por exemplo, onde neste caso espera-se  até 35% da mesma nos materiais superiores avaliados, também espera-se destes materiais uma produção de até 125 sacas  por hectare, mesmo com o plantio sendo realizado um pouco mais antecipado em relação aos anos anteriores.

            Segundo o agricultor e proprietário do local da avaliação; o senhor Mauro Bento:  “Esse trabalho é interessante porque podemos acompanhar da implantação até o ciclo final a produção e comportamento dessas variedades aqui”, também agradeceu a parceria da Emater e das Empresas presentes.

            Já para o extensionista local, Marcelo Agenciano: “Esse trabalho se justifica, pois com ele poderemos entender o comportamento desses materiais dentro de nossa realidade e consequentemente nos dará condições de tomar decisões mais acertadas” frisou Agenciano.

         Pelo 3º ano consecutivo esse trabalho está sendo realizado nesta mesma propriedade na comunidade de Santa Rosa e acontece com apoio novamente dos parceiros  que forneceram os materiais do trabalho e norral, ficando desde já o convite a todos para participarem do Dia de Campo em maio nesta propriedade.

Fonte -  Instituto  Emater – unidade municipal de Barbosa Ferraz – Fone:(44) 3257-1644 – e-mail – barbosaferraz@emater.pr.gov.br







Postar um comentário

0 Comentários