Últimas Notícias

img4

PREFEITOS DA REGIÃO SE REUNEM PARA DEBATER ESTRUTURAÇÃO DE MICRORREGIÃO


Roncador será a sede da Microrregião Cantu e concentrará o suporte técnico de atendimento aos seis municípios do consórcio

Aconteceu na manhã de ontem, 21, no gabinete da prefeitura de Roncador, a reunião de estruturação das microrregiões para equivalência ao SISB/SUASA.
Participaram os prefeitos e equipes técnicas dos municípios que compõe o consórcio da microrregião que compreende Roncador, Iretama, Mato Rico, Nova Cantu, Campina da Lagoa e Altamira do Paraná.
A reunião foi conduzida pelo coordenador da Associação do Município do Centro do Paraná - AMOCENTRO, Nilson Padilha. Contou ainda com a participação da presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA, Roseli Pittner, do consultor do SEBRAE Mateus Ferreira e da médica veterinária Elizangela Coradassi (responsável pelo SIM/POA de Guarapuava).
Na oportunidade, a médica veterinária Elizangela Coradassi ministrou palestra sobre o programa SISB/SUASA.

Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA:

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Na prática, a estruturação da microrregião vai fomentar o desenvolvimento regional por meio do amparo legal e incentivo do trânsito dos produtos de origem animal. O maior ganho será para os produtores que ampliarão os mercados consumidores dos produtos em abundância nessa região.
Atualmente a região é produtora de defumados, embutidos, ovos, mel, peixe e vários outros produtos de origem animal. A adesão ao consórcio possibilitará atender, principalmente, a merenda escolar com vários destes produtos.



Postar um comentário

0 Comentários