Últimas Notícias

img4

Associação Vesná apresenta show histórico em Roncador



Neste sábado 23 de setembro, no Ginásio de Esportes Edivaldo Vieira (Cartucheira), foi realizado o Festival Vesná de Cultura Ucraniana = Edição Vesná 40 anos e que faz parte do PROJETO CULTURA UCRANIANA EM MOVIMENTO, realizado através da Associação Vesná de Roncador. Várias autoridades da região marcaram presença, bem como mais de 02 mil pessoas de Roncador e região lotaram o ginásio de esportes e assistiram ao grande show. Também marcou presença na oportunidade a embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko.

O festival foi marcado por lindas apresentações do grupo de Danças e Coral Vesná de Roncador e participação especial dos grupos folclóricos ucranianos Stchastia de Campo Mourão e Verkhovena de Maringá. O grupo Vesná apresentou danças mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto, enquanto que o coral de forma intercalada, apresentou também várias canções; ainda durante o espetáculo, foi apresentado um vídeo institucional da Coamo Agroindustrial Cooperativa, sendo ela a patrocinadora máster do projeto.

O espetáculo, faz parte do PROJETO CULTURA UCRANIANA EM MOVIMENTO que tem por objetivo maior o resgate da cultura ucraniana em Roncador, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio máster COAMO – Agroindustrial Cooperativa, apoio cultural Prefeitura Municipal de Roncador, realização Associação Vesná, Ministério da Cultura – Governo Federal – Ordem e Progresso. Sendo que a Associação Vesná de Roncador, conta hoje com 150 integrantes direto no projeto, entre crianças, jovens e adultos ligados a dança e coral.

A embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko, ao se dirigir ao público, disse estar muito emocionada com tudo que viu em Roncador, parabenizou a todos pelo resgate da cultura no município e garantiu que estará apoiando toda e qualquer ação da população neste sentido. “Roncador possui uma grande riqueza cultural, o Vesná não é apenas da comunidade ucraniana, mas sim de todos os roncadorenses”, afirmou.

Mário Kovalek, presidente da Associação Vesná de Roncador, agradeceu a todos pelo empenho e dedicação em prol do resgate da cultura ucraniana em Roncador. Ele afirmou que se não fosse a união de todos, nada disso teria sido possível. “Roncador está de parabéns, porque tem uma cultura forte e esta cultura se chama Vesná, que é de todo povo roncadorense”, afirmou.

Após o grande show, os convidados foram recepcionados no Salão Paroquial São Nicolau, onde foi servido um coquetel.





















Postar um comentário

0 Comentários