Últimas Notícias

img4

Janiópolis - Tarde de campo orienta produtores de leite


Quatro importantes palestras foram realizadas nesta quinta-feira (3) durante a Tarde de Campo sobre Bovinocultura de Leite, promovida pelo Instituto Emater, com apoio da Prefeitura e associação de Produtores de leite do município de Janiópolis, reunindo  dezenas de produtores de leite na propriedade de Ailton Alves dos Santos, que e assistido como unidade de referencia no projeto leite, possui 1 alqueire de pastagens e suplementação com silagem, resíduo de mandioca e pastejo rotacionado em aveia e triticale forrageiro. A analise financeira 2016/2017 da propriedade aponta uma rentabilidade bruta com leite equivalente a 655 sacas de soja.

Gestão Econômica, Custo da Atividade Leiteira, Doenças na Produção de Vacas, Manejo e Adubação de Pastagens e Consórcio Aveia IPR Esmeralda foram alguns dos temas abordados pelos engenheiros agrônomos Edson Diogo de Almeida e Everaldo Andrade, pela médica veterinária Ana Carolina Ferreira e pelo técnico em agropecuária José Cláudio do Prado, responsável pela Emater local.
Na aberturaJosé Cláudio agradeceu a presença dos produtores e dos profissionais do Emater de Maringá e Campina da Lagoa que estavam apoiando o evento.

O prefeito Ismael Dezanoski que teve ausência justificada foi representado por Wilson D´Angelo, Secretário de Administração e Fazenda. Também foram apresentados Dayane de Ávila e Silva, secretária de Assistência Social e Emílio Lopes que responde pelo Setor Rodoviário (Pátio), que aproveitou para se colocar à disposição dos produtores para a execução de serviços de melhorias nas estradas e carreadores. “Estamos nos organizando ainda, mas aos poucos os trabalhos estão sendo executados”, afirmou Emílio.

Ainda durante o evento, uma equipe da Secretária de Saúde realizou a medição de pressão arterial, fez testes de glicemia e orientou os presentes sobre os cuidados com a hipertensão e diabetes.

O presidente da Associação dos Produtores de Leite de Boa Esperança, José Carlos destacou a boa participação dos produtores. “Vocês estão de parabéns por buscar o conhecimento, pois muitas vezes alguns associados só sabem reclamar do preço e do custo de produção, mas não buscam a capacitação”, resumiu.


Fonte- Jose Claudio do Prado- unidade local Emater e Nelson Silva-Assessor de imprensa da prefeitura de Janiópolis.




Postar um comentário

0 Comentários