Últimas Notícias

img4

Ubiratã – Emater realiza encontro da Agricultura Familiar.


Nos dias 06 e 07 de julho de 2017 foi realizado mais um evento  pela chamada pública sustentabilidade, o Encontro da Agricultura Familiar, com várias palestras, englobando assuntos, como: grãos, olericultura e leite, com  participação de 86 agricultores familiares.

Na quinta-feira aconteceram palestras com profissionais da Emater, que explanaram sobre sanidade em bovinos de leite,  com ênfase na bezerra, e produção de silagem. 

A Médica Veterinária Drª Iole Elza Canali, trouxe dicas aos produtores de como cuidar da sua futura vaca leiteira, focando na sua formação e visando alcançar o máximo do seu potencial produtivo. Em seguida, o também Médico Veterinário Rafael Piovezan, falou sobre a produção de silagens, enfatizando a boa qualidade do manejo com a suplementação, ponto de corte e maneira de fechar o silo, ou seja, dicas práticas qua auxiliam o produtor de leite. “A silagem é um suplemento na dieta animal, nada adianta para o sucesso da produção se as demais atividades estiverem a desejar”, disse Rafael. “Para a produção satisfatória do rebanho é necessário que as pastagens, medicamentos, ordenha e higiene estejam em dia”, concluiu.

As 13h30 iniciaram-se as palestras relacionadas a olericultura, tendo como protagonistas o Eng. Agr. Fernando Koiti Saito, consultor da Torynno em Ubiratã, que falou sobre nutrição, adubação, manutenção e tecnologia de aplicação em folhosas, enfatizando produtos e seus usos em hortaliças.

Diego Brene, Técnico Agrícola da Irrigaforte de Marialva, expôs sobre plantio direto em folhosas, cobertura do solo e uso do mulching. Sua fala foi baseada na cobertura de canteiros para produção de verduras, hidroponia, semi-hidroponia e canteiros suspensos com cultivo na areia como alternativa de controle de doenças. Finalizando o dia, Rinaldo A. Clementin, Técnico da Emater de  Araruna, falou sobre horticultura. Comentou as vantagens como produção local para incremento da renda, utilizando mão de obra familiar e canais alternativos de comercialização.

No dia 07 de julho, sexta-feira, foi a vez dos produtores de grãos receberem informações, O Eng. Agr. Paulo Cesa da Emater de Mamborê, iniciou a manhã falando da previsão do tempo para a próxima safra da soja. Após, Marcelo Garrido Moreira da SEAB – Deral de Curitiba, expôs aos produtores uma análise de mercado do preço da soja, e após foi a vez de Edmar Gervasio da SEAB – Deral Curitiba, que falou sobre análise de mercado e preço do milho. Gervasio explicou aos agricultores como se forma o preço da commodity e como se dão as transações financeiras do cereal.

Esse evento no município de Ubiratã consta na agenda de compromissos da chamada publica sustentabilidade que  conta com a equipe municipal da Emater de Ubiratã e apoio de técnicos de municípios vizinhos, na execução do contrato com o MDA.



Fonte: Hemerson Bento Alves e Everton Carlos R. de Souza – Instituto Emater – UM de Ubiratã, fone: 44 3543 2770, e-mail: ubirata@emater.pr.gov.br



Postar um comentário

0 Comentários