Últimas Notícias

img4

Juranda - Emater e parceiros incentivam a organização rural



A agricultura familiar se caracteriza por baixos índices de associativismo/cooperativismo, mesmo sendo o instrumento viável para o fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo o responsável local pela Emater de Juranda Antonio Pereira de Souza, a organização associativa é uma sociedade formal, criada com objetivo de integrar esforços e ações dos agricultores e seus familiares em benefício da melhoria do processo produtivo e da própria comunidade a qual pertencem.

Associativismo e organização dos pequenos produtores rurais, caracterizado pelo apelo à participação e a co-gestão, configurando assim uma prática organizativa com características peculiares e tem sido utilizada principalmente, visando garantir aos agricultores familiares o acesso aos benefícios dos programas de desenvolvimento rural dos governos federal, estadual e municipal e o acesso a comercialização nos mercados institucionais que fornecem alimentos para merenda escolar.

As associações seguem princípios tais como: entrada livre; respeito a raça, religião e política, desenvolvimento da educação; realização de operações, preferencialmente, com associados; ajuda mútua; democracia e igualdade.

A organização de produtores rurais é importante como uma estratégia de desenvolvimento rural, partindo da convicção que em uma unidade associativa/participativa os produtores têm melhores condições de defender seus interesses, de visualizar, analisar e de resolver seus problemas comuns, enfim, de se fortalecerem econômica e socialmente.

Em Juranda a organização rural dos pequenos produtores e vileiros tem sido priorizada pela administração municipal e Emater, foram realizado várias ações como a reativação da Associação Vila Rural Alto Alegre com a organização e eleição e posse em 01 de Junho de 2017 da nova diretoria que tem como presidente o Sr. Lorival Gomes dos Santos, sendo aprovado neste mesmo dia o novo Estatuto.

Outra Associação que passou pela organização foi a FEIPJUR – Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Juranda , que teve eleição e posse da nova diretoria ocorrida no dia 20 de Março de 2017, tendo como presidente o Sr. Jorge Venâncio de Godoy; sendo esta associação responsável pela Feira do Produtor Rural de Juranda .
A APROLEJUR – Associação dos Produtores de Leite de Juranda, está sendo organizada junto com diretoria atual e a eleição prevista para o 2º semestre de 2017.

Entidades públicas ligado ao setor rural e produtores rurais vem trabalhando no sentido de criar uma associação que atenda todos os agricultores familiares do município de Juranda, contemplando atividades como Sericicultura, Agroindústria, Culturas Anuais, Horticultura, Piscicultura,Apicultura entre outras.

Reuniões já foram realizadas e encaminhamentos de estatuto e outras providências sendo tomadas para que nos próximos meses tenha-se formalizada a associação de Pequenos Produtores Rurais de Juranda.

Fonte- Antonio Pereira de Souza- unidade local emater de Juranda.


Postar um comentário

0 Comentários