Últimas Notícias

img4

Bovinocultura leiteira: Emater e parceiros realizam seminário em Barbosa Ferraz


O projeto bovinocultura leiteira e prioritário na região centro ocidental paranaense envolve 18 profissionais coordenador por Kenji Asami da unidade regional de Campo Mourão na assistência técnica a 522 produtores com rebanho aproximado de 9.300 cabeças de bovinos, distribuídos em uma área de 4.600 há de pastagens em 18 municípios da região.

Um deles foi o seminário realizado em 04/04 pelo Emater e Prefeitura de Barbosa Ferraz, com o apoio do programa Pró Rural, do Governo do Estado, do Iapar e da Colari, com a participação do prefeito Edenilson Miliossi, secretários e produtores, totalizando 102 participantes do Município para debater aspectos técnicos relacionados ao manejo do gado leiteiro, principalmente quanto a produção de alimento para o gado no período de inverno.

“A bovinocultura leiteira e uma das principais atividades geradoras de renda na agricultura familiar local, sendo importante na melhoria da qualidade de vida no meio rural, em função disso a unidade local do Emater tem atendimento prioritário nesta cadeia produtiva com ênfase nas UPF- unidades de produção familiar assistidas dentro da programação para o ano de 2017” explica Rafael Piovesan, responsável local pelo Emater.

Foram apresentados aos participantes o plano de trabalho integrado e o plano de eventos grupais negociado entre Emater e seus parceiros visando o desenvolvimento rural sustentável da atividade.
O Seminário contou com a participação do pesquisador do Iapar, Dr. Elir de Oliveira, que repassou aos agricultores recomendações visando escolha de material, plantio e adubação em áreas declivosas, manejo adequado de forrageiras adaptadas para a região, com ênfase na aveia- Iapar 61, em cultivo solteiro ou consorciada com ervilhaca, azevem ou triticale, repassada aos produtores através de uma campanha municipal recente.

Os produtores participaram ativamente com perguntas aos profissionais presentes.


Fonte- unidade local Emater de Barbosa Ferraz.
Apoio Área de comunicação eventos e marketing-unidade regional Emater de Campo Mourão.




Postar um comentário

0 Comentários