Últimas Notícias

img4

Roncador comemora 55º aniversário


Origem Histórica de Roncador: 

Com território desmembrado de Campo Mourão, a instalação do município deu-se em 05 de novembro de 1961.

A colonização regional teve início em meados de 1920, quando chegaram as famílias pioneiras de João Mariano e Jorge Rodrigues. No dia 20 de maio de 1927 chegou Manoel Mendes dos Santos, que trouxe seus irmãos e seus pais. Em 1933 chegou a família Kovalek e em 1937 a família Vogivoda.

Em seguida registrou-se a afluência de inúmeras famílias de origem eslava na localidade. Nesta época verificou-se grande impulso no lugar. O primeiro comerciante a estabelecer-se foi Casimiro Maibuk, em 1936, no ano seguinte foi a vez de Alípio Portugal, o que efetivamente favoreceu os moradores da localidade.

Em 1960, através da Lei nº 4.245 de 25 de julho, com território desmembrado de Campo Mourão, Roncador foi elevado à categoria de Município e através do Decreto nº 31.473 de 18 de agosto de 1960, por ato do então governador Moisés Lupion, o senhor João Otales Mendes foi nomeado o Primeiro Prefeito Municipal.

A primeira eleição municipal aconteceu no dia 8 de outubro de 1961, cujo resultado apontou o senhor Eleutério Galdino de Andrade como primeiro prefeito eleito.

A denominação de Roncador foi dada pela Comissão Exploradora do trecho Guarapuava – Campo Mourão, na década de vinte, ao local onde acamparam nas proximidades de um rio por causa do ronco produzido pelo volumoso curso d'água, em dia de grande chuva.


Parabéns Roncador!


Postar um comentário

0 Comentários