Últimas Notícias

img4

06 de outubro: Paraná comemora o “Dia do Turismo Regional”

Na região Noroeste, o fortalecimento do turismo começou em 1998, quando foi realizado em Campo Mourão o seminário “Rede de Turismo Regional” para dar lastro às iniciativas isoladas como na gastronomia regional, com o “Carneiro no Buraco” e no turismo rural, com a pousada “A Fazendinha”, a pousada “Parque das Gabirobas” e a “Fazenda Água Azul Ecoturismo”.

Teve origem neste município o embrião da RETUR (Rede de Turismo Regional), que em seguida foi institucionalizada com sede em Maringá, no dia 30 de maio de 2003, e posteriormente credenciada, em 06 de outubro de 2003, como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), pelo Ministério da Justiça. 

De lá para cá, a RETUR desenvolveu muitos trabalhos para que o noroeste do Paraná descobrisse as oportunidades do turismo receptivo, em vez de valorizar apenas o turismo emissivo.

A criação e a coordenação  do GETER (Grupo de Empreendedores do Turismo no Espaço Regional) possibilitou divulgar  em feiras a emergente oferta de hospitalidade rural,  com empreendimentos no eixo Roncador-Rolândia, unindo regiões pelo turismo. Pela primeira vez, as pessoas recebiam em mãos um conjunto de dados  sobre pousadas e hotéis fazenda paranaenses.

A necessidade de maior divulgação trouxe uma nova missão.  A RETUR criou o Jornal Turismo, que teve periodicidade mensal em cinco anos.  Em seguida, o importante veículo de comunicação do segmento foi substituído pelas redes sociais, de acordo com as novas demandas de mercado.  

Para fortalecer a cultura turística ainda incipiente, a RETUR organizou como contribuição prática, o Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo, formando capital humano em atividades de interesse turístico. E ainda, com os cursos de Agentes Mirins-Guias do Amanhã, mais de 700 crianças tomaram gosto pelo novo jeito de celebrar e ganhar a vida.

Toda esta bagagem levou a RETUR a liderar a criação da Região Turística do Noroeste do Paraná, com a orquestração criativa na concepção da marca de Corredores das Águas, com visão de identidade fundamentada em seus  importantes rios. Se o Paraná hoje valoriza as suas Águas Doces, é bom lembrar que tudo começou na região de Campo Mourão.

Ao prestar serviços a municípios com interesse turístico e promover a cultura turística por meio das redes sociais, além de estar sempre presente nas principais feiras e eventos, a RETUR tem a missão especial de atuar como IGR (Instância de Governança Regional do conjunto de 49 municípios), que forma a maior região turística do Paraná, em parceria com o Ministério do Turismo e a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná.

A RETUR conta com o reconhecimento de utilidade pública pelo estado do Paraná, por Maringá e outros municípios. A entidade participa de importantes conselhos nas esferas estadual, regional e municipal. Este relato de maneira resumida motivou o então deputado estadual Douglas Fabrício, que atualmente cumpre o papel de secretário de Estado do Esporte e do Turismo, a ser o autor da Lei Estadual nº 17.182/2012 para “Reconhecer e Oficializar o Dia do Turismo Regional”. A argumentação e a escolha da data foram baseadas no dia em que se deu o credenciamento da RETUR como OSCIP pelo Ministério da Justiça.

Como se vê, é uma linda história feita com muito trabalho, determinação e voluntarismo, por quem acredita que o turismo pode ser o grande impulsionador da nova economia. Uma atividade que não discrimina municípios e oferece a aqueles, que dificilmente terão indústrias, a terem suas fábricas de cordialidade, recebendo, encantando, e vendendo o  que só pode ser consumido na sua localidade. Que os novos prefeitos despertem para uma nova época de possibilidades, com investimentos na municipalização e regionalização do turismo. Comemoramos o “Dia do Turismo Regional” na data de 06 de outubro, mas para praticá-lo temos o ano inteiro. 

Postar um comentário

0 Comentários