Últimas Notícias

img4

Municípios da região melhoram no Ideb


O Ministério da Educação divulgou, na semana passada, o resultado do Ideb (Índice do 
Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao ano de 2015. A maioria dos municípios da região central avançou no índice e conseguiu cumprir a meta estabelecida para o ano passado.

A educação fundamental das séries iniciais em Ivaiporã também avançou. O município passou de 6,1 para 6,4. Dessa forma, ultrapassou a meta estabelecida para o ano de 2019. Na região, o município obteve a 2ª melhor nota, atrás apenas de Rio Branco do Ivaí e empatado com Borrazópolis.

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, comentou o resultado e avaliou como positiva a melhoria na nota da avaliação. Principalmente se compara a nota de 2011, quando o Ideb estava com 5,9. “Estamos cinco anos à frente, o que representa o fruto do trabalho, capacitação continuada e dedicação dos professores”, reconheceu o prefeito.

Ele também atribuiu o resultado à melhoria nas condições das escolas públicas do município, que estão sendo reformadas e melhoradas. “Os professores e educadores são comprometidos com a educação, o que se reflete no resultado – além do trabalho da equipe do Departamento de Educação de Ivaiporã, assim como a participação dos pais que têm uma interação maior com a escola. Acredito que tudo contribuiu com o resultado”, disse Gil.

O IDEB ainda não refletiu a adoção das apostilas na rede municipal. “Em 2017, completará dois anos de uso do material e acredito que o resultado será melhor. Estou muito feliz com o que conquistamos”, afirmou Carlos Gil.

O município de Arapuã também teve uma grande evolução no Ideb de 2015. O município ficou com a 4ª melhor nota da região e saiu de 5,3 em 2013 para 6,3 em 2015. Há três anos, a educação municipal de Arapuã utiliza material apostilado. Para o prefeito Manoel Salvador, o resultado é reflexo da melhoria na qualidade do ensino, que foi proporcionado com as apostilas. “No Ideb conseguimos medir quanto a educação de Arapuã melhorou, graças também à dedicação e empenho dos professores, e da nossa equipe do Departamento de Educação”, declarou.

O prefeito de Pitanga, Altair Zampier, também destacou a evolução do índice no município, que passou de 5,5 para 5,9. Segundo ele, se deve ao trabalho dos professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação. “Estou muito feliz em ver que Pitanga está evoluindo no Ideb e lamento apenas que tenhamos ficado tanto tempo estagnados com uma nota baixa. Caso contrário, poderíamos estar numa situação muito melhor”, cogitou.

Zampier lembrou que a gestão desde 2009 contratou mais de 146 profissionais nesse setor. “Melhorou a educação de Pitanga. Por isso, agradeço o empenho nesse resultado”, disse Zampier.

Fonte: www.paranacentro.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários