Últimas Notícias

img4

AMP participa do lançamento do Paraná Turístico 2026


Integrante do Cepatur (Conselho Paranaense de Turismo), a AMP Associação dos Municípios do Paraná) participou hoje, em Curitiba, do lançamento do Paraná Turístico 2026 - Pacto para um Destino Inteligente.

Base para as ações que o Governo do Estado - em parceria com organizações públicas e privadas - desenvolverá no turismo nos próximos dez anos, o documento resulta de detalhado estudo elaborado por uma Comissão Técnica coordenada por Fecomércio-PR (Federação do Comércio do Paraná), Paraná Turismo, Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Agora, o Paraná Turístico 2026 será convertido em projeto e encaminhado para votação à Assembleia Legislativa, ainda neste ano. Os prefeitos do Paraná puderam enviar suas sugestões mediante consulta feita pela AMP e pelo Cepatur.

O presidente da AMP e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina, elogiou a elaboração do documento. "O Paraná Turístico 2026 será uma ferramenta importante para ajudar a levar o desenvolvimento aos municípios do Paraná”, comentou.

Destino turístico importante

O documento resulta de estudo feito nas 14 regiões turísticas do Paraná, tomando como base os dez eixos estratégicos estabelecidos na política de turismo do Paraná (Lei 15.973/2008): sustentabilidade, competividade, regionalização, visão sistêmica, qualidade, inclusão social, parcerias, conhecimento, descentralização e mobilização.

Com 16 milhões de visitantes em 2015, o Paraná é o quarto destino turístico mais importante do Brasil. O setor mobiliza 150 mil colaboradores do setor privado, em cerca de 23 mil empresas.

No lançamento do Paraná Turístico 2026, o governador Beto Richa disse que o documento mostra a preocupação do Estado com o futuro e destacou a importância do setor com o gerador de emprego e renda, de forma sustentável. "Importante é que o  projeto segue metas aplicáveis”, comentou.

Papel ativo na sociedade

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, destacou a participação decisiva do professor do curso de Turismo José Manoel Gândara na elaboração do documento e o papel da Universidade Federal do Paraná na sociedade paranaense. "A UFPR está colaborando muito para atuar de acordo com as demandas da sociedade. Mostra, com isso, que tem capacidade não apenas de pensar, mas de agir com competência”, comentou.
O secretário estadual do Turismo, Douglas Fabrício, também elogiou o documento e a importância do diálogo entre os responsáveis por sua elaboração e pelo desenvolvimento do setor no Paraná. "Só por meio das parcerias podemos conseguir superar as dificuldades que enfrentamos”, avaliou.

O presidente da Fecomércio, Darci Piana, elogiou o fato de o trabalho propiciar soluções concretas para o setor. "O documento é fundamental porque mostra onde estamos avançando”. Já o superintendente do Sebrae/Paraná, Vitor Tioqueta, destacou a participação da sua organização na elaboração do Paraná Turístico 2026. "Fico feliz de saber que o Sebrae participou da elaboração de um documento que será essencial para apontar os caminhos do setor”.

Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR 

Postar um comentário

0 Comentários