Últimas Notícias

img4

Coamo sedia exposição da Emater com "Fusquinha" usado nos anos 60/80

01 de agosto de 2016


Campo Mourão sedia hoje e amanhã dois eventos alusivos aos 60 anos da Emater.  O primeiro está sendo realizado na sede da Coamo com a exposição “Emater 60 anos” aberta para visitação de cooperados, funcionários e comunidade em geral e o segundo será nesta terça-feira, 2, na praça da Catedral São José.
Na Coamo, os visitantes podem ver entre as atrações, o “Fusquinha” da Emater, considerado como símbolo da Extensão Rural e também um protótipo do Jeep, veículo utilizado nas décadas dos anos 60, 70 e 80 pelos extensionistas da Acarpa, hoje Emater, no seu trabalho de campo junto aos produtores. O Jeep foi o veículo utilizado pelo presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, quando começou na Acarpa, em 1968.
Imagem – O diretor Administrativo da Emater Richard Golba presente no evento fez questão de agradecer a parceria com a Coamo no projeto “Emater 60n Anos” e destacar a importância das cooperativas para a difusão da assistência técnica no Paraná. “As cooperativas fazem um trabalho fantástico na área de assistência para o desenvolvimento dos produtores rurais e o novo papel da Emater é a articulação da assistência técnica no Paraná”, afirma Golba.  
Para o presidente da Coamo José Aroldo Gallassini, que no final da década de 60 trabalhou como extensionista da Acarpa, idealizou e coordenou o movimento que culminou com o surgimento da Coamo em Campo Mourão, o serviço de extensão rural do Paraná foi importante para a criação do cooperativismo agropecuário no Estado. “São 60 anos de muitos desafios, conquistas e realizações, sempre buscando o desenvolvimento do meio rural paranaense. É uma história de sucesso que está sendo lembrada e comemorada pelos agricultores, técnicos e lideranças paranaenses”, lembra Gallassini.
A Emater está comemorando em 2016, 60 anos de existência desde a criação do serviço oficial de assistência técnica e extensão rural no Estado. E para comemorar a data, a Instituição está percorrendo as principais cidades paranaense para contar um pouco desta história e valorizar suas ações com uma exposição itinerante.  O "Fusquinha" da Emater já passou por Ponta Grossa, Londrina e Maringá. Depois de Campo Mourão, passará na sequência por  Cafelândia, Cascavel, Medianeira, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava e Curitiba.



Postar um comentário

0 Comentários