Últimas Notícias

img4

Atletas TOP se reúnem no Palácio Iguaçu com esperança de medalhas para o Paraná

Nesta segunda-feira (18) o governador Beto Richa e o Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, receberam no Palácio Iguaçu os atletas, paratletas e técnicos bolsistas do Talento Olímpico do Paraná (TOP) que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Vale destacar que o TOP é o maior programa estadual de bolsas-atleta do país. Criado em 2011, tem seis diferentes categorias, que vão de R$ 150 a R$ 4.000, e atende atualmente 1600 bolsistas. Desses, 23 estão garantidos nas Olimpíadas e Paralimpíadas, além de ter 05 atletas convocados como reservas. Números que podem aumentar ainda mais até o início das competições.

Junto à cerimônia, a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná aproveitou para divulgar mais dois atletas TOP que foram convocados para disputar a modalidade de canoagem no Rio. São eles: Roberto Maehler  (Cascavel) e Vagner Souta (Cascavel).

Na ocasião, o governador Beto Richa disse que o esporte é uma prioridade de sua gestão. “Não medimos esforços para desenvolver programas nesta área. Acreditamos que o esporte contribui com a formação física e mental, ajudando a afastar dos males da sociedade. Nossos atletas são orgulhos do estado. O esforço de nossa administração gerou frutos positivos. É o maior programa de incentivo ao esporte do Brasil”.

O secretário Douglas Fabricio argumentou que além de atletas de rendimento, o TOP colabora com a base e o esporte escolar.

“Esse programa o governador Beto Richa criou em 2011. Era um sonho e hoje estamos vendo um grupo consolidado que disputará olimpíadas. Com 23 atletas até o momento. O programa deu um resultado positivo. Assim que o esporte deve ser valorizado. A parceria da Copel é essencial para o sucesso. Este grupo que é de rendimento vai para olimpíadas, mas tem os mais de 1500 bolsistas que estão nas escolas, na base, se desenvolvendo”.

Ao representar os atletas, o esgrimista Athos Schwantes argumentou que o grupo que vai para o Rio é muito forte.

“Não são todos estados do Brasil que tem esta iniciativa. Deveria ser repetido em todas as regiões. Não é a toa que hoje temos uma equipe tão grande se compararmos com a equipe que participou de Londres. Um salto de qualidade. A parceria entre estado e Copel está dando muita energia para os Jogos do Rio. Estamos preparados e focados para representar bem o Paraná e o Brasil”.

A ginasta Lorrane Oliveira está bem otimista. Ela afirma que este é o grupo de ginastas paranaenses mais entrosado dos últimos anos.

“Acreditamos em um bom desempenho. A minha competição mais importante até o momento foi o Pan, que conquistamos medalha de bronze por equipe. Nas olimpíadas esperamos resultados melhores ainda”.

Top desde 2011

Já a esgrimista Amanda Simeão que é TOP desde 2011 vai participar dos Jogos Olímpicos com ansiedade. Apesar de ser veterana no Programa Talento Olímpico do Paraná, ela vai estrear neste tipo de competição.   

“No começo foi bem novo. Com patrocínios chegando aos poucos. Na vida do atleta qualquer recurso é importante. O TOP não dá só apoio financeiro. É um programa de gratidão. O TOP me acompanha desde o começo. Para as olimpíadas vou disputar individual e por equipe. É a minha primeira olimpíada. Sou bem nova ainda. Não me considero favorita. Tive resultados bons em âmbito mundial e tudo pode acontecer em uma olimpíada. Chegar aqui já é uma vitória. Na prova por equipe acredito que podemos conquistar medalhas”.

Postar um comentário

0 Comentários