Últimas Notícias

img4

Agências dos Correios e carteiros são assaltados todos os dias no Paraná

Ao mais clássico estilo “eu era feliz e não sabia”, os trabalhadores dos Correios no Paraná estão tendo de lidar com uma nova e alarmante situação. Se até pouco tempo atrás o que mais afligia os carteiros eram cachorros soltos e suas mordidas, agora o que preocupa são bandidos e suas armas. Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná (SintcomPR), durante todo o ano de 2015 registrou­se uma média superior a um assalto por dia contra funcionários e agências da empresa. E os números não param de aumentar em 2016. 

Durante todo o ano passado foram registradas 412 ocorrências de assalto, sendo 323 contra carteiros durante o trajeto de trabalho e outras 89 envolvendo agências dos Correios. Já o número de casos de mordedura canina foi quase três vezes menor: 158 registros. E segundo o Sintcom, a tendência é que 2016 seja um ano ainda mais perigoso para os trabalhadores. No primeiro semestre de 2016 já foram 82 assaltos contra agências, praticamente igualando o número de casos em todo o ano passado. 

De acordo com o Sintcom, até o ano passado as ocorrências de mordidas de cachorros contra trabalhadores eram mais comuns do que os assaltos. “Mas do ano passado para cá os assaltos superaram a mordedura canina, que é algo comum de acontecer, até por trabalharmos na rua”, confirma Alexandre Basílio, diretor do sindicato, apontando ainda que a situação com relação aos assaltos começou a se agravar no final de 2014, coincidindo também com o agravamento da situação econômica e política do país.

 “No começo de 2015, finalzinho de 2014, recebemos as primeiras denúncias de assaltos nos Correios. De lá para cá começamos a fazer um estudo e descobrimos que (essas ocorrências) eram muito mais corriqueiras que o normal”, afirma o sindicalista. “De 2008 até o final do ano passado subiu mais de 790% o número de assaltos a agências. Podemos dizer que vivemos uma epidemia e chega a ser desesperador, porque sabemos que quem está na boca do caixa é quem está com o revólver na cara”, complementa.

 As agências mais visadas pelos criminosos, ainda de acordo com o sindicato, são a de Ibiporã, na região metropolitana de Londrina, no norte do Paraná, a do bairro Bigorrilho e a do Mercês, ambas em Curitiba. Já com relação aos assaltos contra carteiros durante o trajeto de trabalho, são as regiões sul e norte de Curitiba que registram a maioria das ocorrências, com especial destaque para a Vila Verde, no Tatuquara. 

“(Os assaltos) Acontecem quando nosso trabalhador está fazendo entrega. É abordado com arma na cabeça, e levam o carro. Cada caso desses vira um drama psicológico para o trabalhador”, comenta Basílio. “Neste ano, só nas agências, vai dar um assalto a cada dois dias, um recorde no Paraná. Os dados são assustadores”, lamenta. 

Fonte: Bem Paraná - Via Radio Educadora

Postar um comentário

0 Comentários