Últimas Notícias

img4

UTFPR de Campo Mourão pode contar com três novos cursos de engenharia até 2018

O campus, que inicialmente foi criado como Centro Federal de Ensino Técnico (Cefet),  foi instalado em 1995, quando Rubens Bueno era prefeito de Campo Mourão, e depois se tornou universidade.

O campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Campo Mourão poderá  oferecer até 2018 os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Energia e Engenharia Química. A proposta para a implantação das novas opções de graduação foi entregue na noite da última terça-feira (14) pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) e pelo diretor-geral do campus,  professor Heron Oliveira dos Santos, ao ministro da Educação, Mendonça Filho.

O campus, que inicialmente foi criado como Centro Federal de Ensino Técnico (Cefet),  foi instalado em 1995, quando Rubens Bueno era prefeito de Campo Mourão, e depois se tornou universidade. “É uma luta antiga e contínua. Agora o ministro deu total apoio ao novo projeto e já orientou a sua equipe a agilizar todas as etapas de análise para que até 2018 a UTFPR possa oferecer vagas para os três novos cursos. Sem dúvida isso vai impulsionar o desenvolvimento da região, além de dar mais opções de escolha para os jovens que buscam um curso de graduação”, afirmou Rubens Bueno.

Já o professor Heron saiu otimista do encontro com o ministro. “Ele foi muito receptivo à demanda da comunidade e ouviu atentamente todas as explicações da proposta para implantação desses cursos, que são uma grande reivindicação não só de Campos Mourão, mas também de outras cidades da região”, afirmou, explicando que isso vai possibilitar a abertura de mais 132 vagas de graduação por semestre.

Na manhã desta quarta-feira, Rubens Bueno e Heron se reuniram com o secretário da Sesu (Secretaria de Educação Superior) do Ministério da Educação, Paulo Barone, para detalhar mais a proposta. Ficou acertado um novo encontro para a apresentação de estudos sobre a viabilidade do projeto de implantação dos cursos. “Se o nosso projeto for aprovado, a nossa expectativa é de que até 2018 Campos Mourão já esteja ofertado esses novos cursos de engenharia”, disse o professor.

O campus de Campos Mourão da UTFPR conta atualmente 2.400 alunos e disponibiliza seis cursos de graduação, além de outros cursos técnicos, que são ofertados de acordo com a vocação econômica da região, que agrega 25 municípios, totalizando 357 mil habitantes. Um dado interessante é que 70 por cento dos alunos que frequentam os cursos de engenharia são oriundos dessas cidades. “Isso reforça a necessidade de expansão do nosso campus para atender a esta população”, finalizou.
Fonte: Da Redação com Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários