Últimas Notícias

img4

Milho safrinha e feijão sofrem grandes prejuízos causados pelas geadas em Roncador


As fortes geadas dos últimos dias no início do mês de junho, principalmente a de domingo (12), além de desconforto causaram também muitos prejuízos em pastagens, hortaliças, frutíferas e também na agricultura, para quem tinha milho safrinha e feijão na região.

As geadas queimaram lavouras até mesmo em localidades consideradas altas, não foi apenas nas baixadas conforme foi possível constatar.

Conforme o agricultor Juliano Svistak, morador na localidade de Rio Formoso, o qual também contabilizou prejuízos, explica seu milho estava em fase de enchimento de grãos, faltando pouco para o início da maturação e com a geada o milho safrinha deverá perder a qualidade de grão, quebrando em torno de uns 70% aproximadamente, comenta. Já o feijão, que também estava em fase de maturação, com mais 10 dias aproximadamente escaparia do fenômeno e produziria normalmente, porém, não foi possível devido às fortes geadas, sendo que agora os prejuízos deverão girar em torno de 40% em preço e qualidade, argumenta Juliano. O produtor contava com 12,00ha de milho e 20,0ha de feijão, que com os atuais preços, dariam uma ótima rentabilidade, garante o agricultor..
A gente planta esperando sempre colher, mas este ano devido às fortes geadas não será possível, mas nos últimos cinco anos, tive bons resultados com o feijão, e este ano resolvi apostar também no milho e devido ao mesmo motivo aconteceu a frustração, mas não desanimarei, quem vive de agricultura está sempre correndo risco”, finaliza Juliano.




Postar um comentário

0 Comentários