Últimas Notícias

img4

Pêssankas: uma arte cultural ucraniana a ser preservada


Uma arte que faz parte da cultura ucraniana, a pêssanka é trabalhada principalmente no período que antecede a páscoa. A professora da Escola Nossa Senhora das Graças Cecilia Pereira, está trabalhando no contraturno uma oficina, onde está ensinando aos alunos de 4º e 5º anos a arte de pintar e porque não dizer confeccionar pêssankas.

Esta atividade desenvolvida pela professora Cecilia Pereira, vai ao encontro dos interesses da Associação Vesná de Roncador, que está trabalhando o resgate da cultura ucraniana no município de Roncador desde o ano 2015.
Esta foi uma idéia da Diretora Virginia Ivankio, que foi muito feliz ao escolher este projeto que vem de encontro com o desejo que tenho de preservar esta cultura, nada melhor que começar pelas crianças, elas, certamente darão continuidade a este tão belo costume que faz parte de nossa cultura ucraniana”, finalizou Cecilia Pereira.

Sobre a Pêssanka:

Vinte dias antes da comemoraçao da Páscoa, todos os membros das famílias que cultivam as tradições milenares começam a riscar os ovos, ou seja, as “pêssankas”, que simbolizam a vida, a saúde e a prosperidade. Uma semana antes é iniciado o trabalho de pintura, cuja tinta utilizada passa por um processo de cozimento para posteriormente se tornar esta incrível obra de arte, para que as famílias possam apreciar. Devido às dificuldades do passado, principalmente financeiras, em vez de ovos de páscoa, os ucranianos presenteavam as pessoas da família ou amigos com as próprias “pêssankas”, como um símbolo tradicional de suas origens.








Postar um comentário

0 Comentários