Últimas Notícias

img4

28 moradores já foram multados em Laranjeiras do Sul por conta de terrenos com focos do Aedes Aegypti

De 1 a 2 focos encontrados, por exemplo, a multa aplicada gira em torno de R$180,00


Hoje (15), 220 mil militares estão ajudando a orientar a população sobre como combater o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A principal arma usada é a panfletagem. Cerca de 4 milhões de panfletos estão sendo distribuídos em 350 municípios de todas as regiões do país.

Em Laranjeiras do Sul, o foco das ações promovidas pela Secretaria de Saúde também continua sendo o combate ao inseto. No município, agentes comunitários e de endemias estão indo as ruas e orientando a população sobre o perigo de manter água parada.

Segundo Camila Bortoluzzi, bióloga da Vigilância Sanitária, os trabalhos dessa semana já começaram. "Agentes de saúde e de endemias, da cidade e do interior, estão realizando vistorias por todo o município e orientando a população a limpar locais que possam acumular água parada," explica.

Multa 

Camila reforça que multas estão sendo aplicadas, sendo que até o momento, quase 28 proprietários já foram notificados por possuírem focos do mosquito em seus terrenos. "Tanto os agentes quanto a população estão colaborando e entrando em contato com a gente. Quando constatamos foco, damos o prazo. Caso o proprietário não elimine o foco, as multas estão sendo lançadas e os focos são eliminados pelos agentes," reforça.

Terrenos alugados 

Nos casos que o terreno é alugado, Camila explica que a multa será voltada para o proprietário do local e não para o locatário. "A lei municipal 09/2015 que prevê multa para o proprietário. Quem está com o nome no cadastro do imóvel" ressalta a responsável.

A multa varia de acordo com a quantidade de focos do mosquito. De 1 a 2 focos encontrados, por exemplo, a multa aplicada gira em torno de R$180,00.

Fonte: Radio Educadora 1120

Postar um comentário

0 Comentários