Últimas Notícias

img4

IPVA 2016 no Paraná vence a partir desta quinta-feira


Donos de veículos com fim de placas em 1 ou 2 são os primeiros a pagar.
Quem não quitar o carnê terá multa de 10% e será inscrito no Cadin.



O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016 vence nesta quinta-feira (21) para os donos de veículos com placas que terminam com 1 ou 2 no Paraná.
Para quem tem placas com outros números no fim, o prazo é estendido. (Veja as datas, conforme o número de placa, logo abaixo).

Assim como em 2015, o dono de veículo que optar por pagamento à vista terá 3% de desconto. Também é possível dividir o valor em três parcelas, sem juros.

De acordo com o governo estadual, quem não pagar o imposto nos prazos definidos pela legislação terá multa de até 10% e os valores sofrerão acréscimo de juros pela variação da taxa Selic. Os inadimplentes também serão inscritos no Cadin (Cadastro Informativo Estadual), criado em 2015, e terão restrições no relacionamento com o governo.

Além disso, os veículos que estiverem com débitos do IPVA não recebem o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e estarão impedidos de transitar nas vias públicas sob risco de retenção do automóvel e aplicação de multas pelas autoridades de trânsito.

De acordo com o governo estadual, o Paraná tem 6,62 milhões de veículos, sendo que 4,38 milhões têm que pagar o IPVA. A estimativa do poder público é angariar R$ 3,05 milhões com o imposto.

O IPVA é definido a partir da tabela Fipe. O valor corresponde a 3,5% do valor de venda do veículo em outubro de 2015. Para consultar o valor e as datas de vencimento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e informar o Renavam do veículo.
Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade dos governos federal, estadual e municipal e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Veja quando vence o seu IPVA, em caso de pagamento à vista
placas com final 1 e 2 - 21/1/2016
placas com final 3 e 4 - 22/1/2016
placas com final 5 e 6 - 25/1/2016
placas com final 7 e 8 - 26/1/2016
placas com final 9 e 0 - 27/1/2016

Para quem escolher o pagamento a prazo, a primeira parcela vence conforme a tabela acima e a segunda e a terceira, em fevereiro e março.

Como pagar
A Secretaria da Fazenda do Paraná vai encaminhar cartas para os proprietários de veículos com o valor à vista ou da primeira parcela. Aqueles que optarem pelo parcelamento, receberão nova correspondência com as guias de pagamento. O valor pode ser quitado em qualquer instituição bancária.
O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi). Outra opção é a GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que estará disponível no site da secretaria.


Fonte: g1.globo.com/pr/paraná

Postar um comentário

0 Comentários