Últimas Notícias

img4

Presépio da Paróquia São Nicolau – Pronto para visitação


Neste período do ano quando os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, quem visitar a Paróquia São Nicolau, já pode apreciar a beleza do presépio já montado no interior da mesma.

Todos os anos fiéis da comunidade ucraniana, não deixam de fazer o presépio que é a montagem com peças que fazem referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro o qual é colocado no dia 24 de dezembro em seu devido lugar, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
Este ano, quem ficou responsável pela decoração e montagem do presépio foi Terezinha Slobdjan Tolim, que contou com a colaboração de Vinicius Slobodjan, Pedro Kovalek, Eugênia Ciupa, Tereza isczuki, Andrei Lima, Mário e Lourdes Kovalek, Juliano Saqueto, Hilário Slobodjan e Celso Nascimento da Marcenaria Progresso, aos quais ela agradece.

História:

No século XIII, São Francisco de Assis recriou o presépio onde nasceu Jesus Cristo, fazendo uma encenação do nascimento do Menino Jesus, com personagens representando Maria, José, os três Reis Magos, e com a presença de alguns animais. Desde então, tornou-se uma tradição recriar o presépio na época do Natal.

O presépio simboliza a união dos mundos, os animais, os seres humanos e o divino. O presépio, nas palavras de São Francisco de Assis, é um elogio à simplicidade e à humildade.

Figuras

Hoje em dia, os presépios são montados em miniaturas como decoração de Natal. Geralmente, no presépio estão representadas as seguintes figuras:

• Menino Jesus - O filho de Deus, o Salvador.
• Virgem Maria - A mãe de Jesus.
• São José - Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
• Animais (vacas, burros, ovelhas) - os animais aqueceram o menino que tinha nascido num estábulo.
• Anjo - O anjo anunciou o nascimento de Jesus aos pastores que tomavam conta dos seus rebanhos.

Postar um comentário

0 Comentários