Últimas Notícias

img4

Coral Vesná de Roncador vem se destacando


Fazendo parte do resgate da cultura ucraniana de Roncador, que vem sendo desenvolvida pela Associação Vesná, que tem como presidente Mário Kovalek, cujos trabalhos iniciaram este ano, já está tendo grandes resultados.

Além do Grupo Folclórico que já conta com uma turma infantil e outra adulta, também vem sendo trabalhado o coral que faz parte do planejamento da associação.

Há poucos meses foram convocados membros da comunidade ucraniana para então formar o sonhado coral. Para sorte da Associação Vesná, foi designado para Roncador o Padre Cristiano L. Silva, que tomou frente do coral como maestro e aos poucos foi desenvolvendo o mesmo. Já foram feitas várias apresentações, dentre elas uma das que marcou, foi a do Auto de Natal na Praça Moyses Lupion fazendo parte do Natal de Luz do município, quando na oportunidade emocionou o público, a última apresentação se deu na Divina Liturgia de Natal neste 24 de dezembro na Paróquia São Nicolau, que foi celebrada pelo Padre Paulo Markiv quando o coral provocou emoção em todos cantando a celebração. Ao término da Liturgia, os presentes reconhecendo o nível que se encontra o coral, não se contiveram e aplaudiram com entusiasmo demonstrando admiração e carinho.

Para o presidente da Associação Mário Kovalek, o sonho já é uma realidade, pois tudo conspira a favor do projeto que é o resgate da cultura ucraniana em Roncador, afirma:
“Não tenho mais dúvidas, depois de hoje só tenho a agradecer a Deus e a todos que estão engajados no nosso projeto, temos que continuar firmes, pois o mais difícil nós já conseguimos que foi dar início a este lindo trabalho”, concluiu Mário Kovalek.

Celso Slobodjan, membro da comunidade ucraniana, mas que agora reside em Laranjeiras do Sul, disse estar feliz por ter constatado tal atitude, pois há muitos anos não havia nada parecido com o que está sendo realizado agora, esse resgate que certamente manterá vivo os costumes e tradições ucranianas, isso é muito importante para que o povo não se esqueça de suas raízes, destacou.

Confira abaixo o vídeo da apresentação:





  

Postar um comentário

0 Comentários